SERVIāO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SŐO PAULO

PRÓ-REITORIA DE GESTŐO COM PESSOAS

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SŐO PAULO

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO EFETIVO DE VAGAS NO CARGO DE PROFESSOR(A) DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR

Processo nľ 23089. 023744/2021-16

 

EDITAL Nľ 065, DE 02 DE FEVEREIRO DE  2022

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SŐO PAULO, no uso de suas atribuićões legais e estatutárias e considerando o que dispõe a Constituićčo Federal de 1988, as Leis Federais nľ 7.853/1989, de 24/10/1989, nľ 8.112/90, de 11/12/1990; nľ 9.784, de 29/01/1999, nľ 12.772, de 28/12/2012, com alteraćões da Lei nľ 12.863, de 24/09/2013,  nľ 12.990/2014; nľ 13.325/2016, de 29/7/2016; nľ 13.656, de 30/4/2018; nľ 13.709/2018, de 14/08/2018; Lei nľ 13.872, de 17/9/2019; os Decretos nľ 3.298/1999, de 20/12/1999; nľ 6.593/2008, de 2/1/2008; nľ 8.727, 28/4/2016, 9.199, de 20/11/2017, nľ 9.508/2018, de 24/09/2018 e nľ 9.739/2019, de 28/03/2019; as  Portarias nľ 243 do Ministério da Educaćčo, de 04/03/2011; a Portaria Normativa nľ 4, de 6/4/2018 do entčo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestčo; Portaria Interministerial nľ 316, de 9/10/2017 do entčo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestčo e Ministério da Educaćčo; Instrućčo Normativa nľ 2, de 27/08/2019 do Ministério da Economia; Portaria nľ 10.041 de 19 de agosto de 2021 do Ministério da Economia; Resolućčo Normativa do Conselho Nacional de Imigraćčo nľ 24, de 20/2/2018, a Resolućčo nľ 116 do Conselho Universitário da UNIFESP, de 27/05/2015, disponível em http://www.unifesp.br/resolucoes, alterada pela Resolućčo nľ 190/2020/ Conselho Universitário, de 17/11/2020, com base no Parecer nľ 00324/2020 da Procuradoria/PFUNIFESP e Ofício nľ 398, SEI 23089.118717/2020-31 e o instituído no presente Edital, torna pública a abertura das inscrićões para o CONCURSO PÚBLICO de Provas e Títulos para o cargo de Professor de Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal de Sčo Paulo.

1.                  DAS DISPOSIāÕES PRELIMINARES

1.1.            O CONCURSO PÚBLICO é regido por este Edital e seus Anexos, publicados na íntegra no Diário Oficial da Uničo – D.O.U. e disponibilizado no enderećo eletrônico http://concurso.unifesp.br/, cuja organizaćčo dar-se-á na forma prevista no Art. 5ľ da Resolućčo CONSU nľ 116/2015.

1.2.            O CONCURSO PÚBLICO destina-se a selecionar candidatos(as) para o cargo de Professor(a) de Magistério Superior, no primeiro nível de vencimento classe “A”, conforme dispõe o Art. 8ľ da Lei nľ 12.772/12, alterada pela Lei nľ 12.863/2013 e pela Lei nľ 13.325/2016.

1.3.            O sítio eletrônico oficial do presente concurso público na rede mundial de computadores é http://concurso.unifesp.br/, sendo referenciado neste Edital como “enderećo eletrônico”.

1.4.            Será de responsabilidade exclusiva do(a) candidato(a) a obtenćčo de informaćões referentes ao presente certame no enderećo eletrônico, em especial, ao acompanhamento dos prazos e ąs possíveis alteraćões posteriores, inclusive quanto ą realizaćčo das provas, ąs quais nčo poderá alegar desconhecimento.

1.5.            O presente Edital contém os seguintes anexos: a) Anexo I – Relaćčo de pontos para a(s) prova(s); b) Anexo II – Quadros de Pontuaćčo.

1.6.            O CONCURSO PÚBLICO terá validade de 01 (um) ano, a contar da data da publicaćčo da homologaćčo do resultado final pelo CONSU no D.O.U., prorrogável por igual período no interesse da UNIFESP.

1.7.            Tendo em vista a natureza interdisciplinar dos campi da UNIFESP, fica a critério dos órgčos competentes a atribuićčo das disciplinas a serem ministradas pelos docentes aprovados no certame.

1.8.            A(s) vaga(s) a que se refere o presente Edital será(čo) acessível(is) somente aos candidatos(as) detentores dos títulos requisitados conforme tabela constante no item 3.1, que deverá ser outorgado por Instituićčo de Ensino Brasileira, devidamente reconhecida pelo Ministério da Educaćčo (MEC) e, na hipótese de título outorgado por instituićčo estrangeira, revalidado conforme legislaćčo brasileira vigente.

1.9.            Somente serčo aceitos os títulos emitidos por instituićões de ensino reconhecidas pelo MEC.

1.10.        As perícias médicas dos(as) candidatos(as) que se declararem com deficiźncia serčo realizadas em momento oportuno, a ser divulgado no enderećo eletrônico.

1.11.        A fase de verificaćčo fenotípica dos(as) candidatos(as) que se declararem pretos ou pardos será realizada em momento oportuno, a ser divulgado no enderećo eletrônico.

1.12.        Os(As) candidatos(as) nomeados(as) serčo regidos pela Lei nľ 8.112, de 11/12/1990 e alteraćões, Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da Uničo, das Autarquias e das Fundaćões Públicas Federais.

 

2.                  DA IMPUGNAāŐO DO EDITAL

2.1.            Qualquer cidadčo poderá impugnar fundamentadamente este edital ou suas eventuais alteraćões, protocolando por meio do enderećo eletrônico  http://concurso.unifesp.br/, em até 2 (dois) dias úteis da publicaćčo.

2.2.            Os pedidos de impugnaćčo serčo julgados pelo(a) Pró-Reitor(a) de Gestčo com Pessoas em conjunto com o Departamento/Unidade solicitante do Concurso Público.

2.3.            O impugnante deverá, necessariamente, indicar o item/subitem que será objeto de impugnaćčo e sua fundamentaćčo legal.

2.4.            As respostas ąs impugnaćões serčo disponibilizadas em um único arquivo no enderećo eletrônico http://concurso.unifesp.br/ ,  em até 2 (dois) dias úteis do término do prazo de impugnaćčo.

2.5.            Caberá recurso administrativo contra a decisčo que denegar a impugnaćčo do edital.

2.5.1.      O recurso será dirigido ą autoridade que proferiu a decisčo, a qual, se nčo a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará ą Dirigente Máxima do Órgčo.

2.6.            O recurso administrativo contra impugnaćčo do edital nčo terá efeito suspensivo.

3.                  DO CARGO, DA REMUNERAāŐO E DO REGIME DE TRABALHO

3.1.            O presente CONCURSO PÚBLICO tem como objetivo o provimento de 1 (uma) vaga(s) na Classe de Professor(a) Adjunto(a) A, Nível I, no(s) regime(s) de trabalho e na(s) área(s) de conhecimento constante(s) abaixo para o Campus Sčo Paulo:

 

Área

 

Requisitos

 

Total de Vagas Existentes

Regime de Trabalho

Medicina I/ Endocrinologia                              

 Doutor nas área de Ciźncias da Saúde

Graduado na área de Medicina

Título de Especialista na área de Endocrinologia e Metabologia

1 (uma             

40 horas semanais            

3.2.            Remuneraćčo para o regime de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais:

Vencimento Básico

Retribuićčo por Titulaćčo

Total Remuneraćčo

Auxílio Alimentaćčo

Taxa de Inscrićčo

R$ 3.130,85

R$ 2.700,36

R$ 5.831,21

R$458,00

R$ 145,78

3.3.            Atribuićões gerais do cargo: docźncia de nível superior na área/subárea do CONCURSO PÚBLICO e participaćčo nas atividades de graduaćčo, pesquisa, extensčo da Universidade Federal de Sčo Paulo.

4.                  DA REALIZAāŐO DA INSCRIāŐO

4.1.                 A inscrićčo do(a) candidato(a) implicará o conhecimento e aceitaćčo das normas e condićões estabelecidas neste Edital, em relaćčo ąs quais nčo poderá alegar desconhecimento.

4.2.                 De forma a evitar ônus desnecessário, orienta-se o(a) candidato(a) a recolher o valor de inscrićčo somente após tomar conhecimento de todos os requisitos e condićões exigidos para o CONCURSO.

4.3.                 Em conformidade com o Decreto nľ 8.727, de 28/04/2016, fica assegurada a possibilidade de uso do “nome social” ą pessoa transexual ou travesti durante o concurso mediante preenchimento da Ficha de Inscrićčo.

4.4.                 As inscrićões ocorrerčo, exclusivamente, via internet, no período de 08 de fevereiro a 09 de marćo de 2022, no enderećo eletrônico www.unifesp.br.

4.5.                 As inscrićões poderčo ser prorrogadas, por necessidade de ordem técnica e/ou operacional, a critério da Universidade Federal de Sčo Paulo.

4.6.                 A prorrogaćčo das inscrićões de que trata o item anterior poderá ser realizada sem aviso prévio, bastando, para todos os efeitos legais, a publicaćčo da prorrogaćčo no D.O.U. e disponibilizada no enderećo eletrônico http://concurso.unifesp.br/

4.7.                 O(A) candidato(a) deverá preencher completamente o formulário eletrônico após ciźncia e anuźncia do inteiro teor do presente Edital (enderećo eletrônico www.unifesp.br), seguindo os passos:

a)      acessar www.unifesp.br;

b)      acessar o ícone “Concurso Público”, ą direita da tela;

c)      fechar a tela “últimas informaćões”, após leitura;

d)      acessar na coluna “Inscrićões para Docentes” o campus de interesse – no caso Campus Sčo Paulo;

e)      selecionar a área de interesse para inscrićčo;

f)       ler o Edital na íntegra e após leitura clicar em “ciente do edital”;

g)      ao acessar Formulário de Inscrićčo, verificar a área de interesse em caixa de texto amarela no canto superior direito da tela;

h)      se a área de interesse estiver correta, preencher o formulário de inscrićčo e clicar em “concluir” ao final do formulário;

i)conferir a área de interesse para a inscrićčo e, se correta, efetuar o pagamento do boleto bancário, em qualquer agźncia bancária.

4.8.            O(A) candidato(a) deverá efetuar o recolhimento do boleto bancário relativo ą taxa de inscrićčo, integrante do formulário eletrônico, no valor correspondente ą área de inscrićčo, em qualquer estabelecimento da rede bancária dentro do período previsto para realizaćčo da inscrićčo, item 4.4.

4.9.            O agendamento de pagamento nčo se constitui documento comprovante de pagamento do valor de inscrićčo.

4.10.        ň UNIFESP fica reservado o direito de excluir do CONCURSO PÚBLICO aquele que realizar o pagamento de taxa de inscrićčo em área diversa daquela informada pelo mesmo no momento de inscrićčo deste edital; nčo preencher o formulário de forma completa, correta; ou fornecer dados comprovadamente inverídicos ou ainda nčo atualizar seu enderećo e telefone, por meio de solicitaćčo via peticionamento eletrônico (SEI), conforme item 8. Da Atualizaćčo de Dados Cadastrais.

4.11.        Em nenhuma hipótese será feita inscrićčo condicional ou extemporČnea.

4.12.        A taxa de inscrićčo, uma vez paga nčo será restituída, em nenhuma hipótese.

4.13.        A UNIFESP nčo se responsabilizará por problemas ocorridos nos computadores dos interessados, falha de comunicaćčo, congestionamento das linhas de comunicaćčo, bem como por outros fatores que impossibilitem o preenchimento do formulário eletrônico e emissčo do boleto de pagamento da taxa de inscrićčo, no período regulamentar.

4.14.        As inscrićões efetuadas somente serčo efetivadas após a comprovaćčo de pagamento ou do deferimento da solicitaćčo de isenćčo da taxa de inscrićčo.

4.15.        O(A) candidato(a) é responsável pelas informaćões prestadas e a nčo veracidade destas implicará, a qualquer tempo, na eliminaćčo do CONCURSO PÚBLICO.

4.16.         Todo o material solicitado no presente Edital deverá ser elaborado e apresentado em língua portuguesa (idioma oficial brasileiro), salvo quando previsto outro idioma no edital de abertura do CONCURSO PÚBLICO.

4.17.         O(a) candidato(a) que necessitar de alguma condićčo ou atendimento especial para a realizaćčo das provas, deverá formalizar pedido, conforme item 7. Do Atendimento Especial, até a data de encerramento da inscrićčo, a fim de que sejam tomadas as providźncias cabíveis. A nčo observČncia do período para solicitaćčo ensejará indeferimento do pedido.

5.        CADASTRO DE USUÁRIO EXTERNO NO SISTEMA ELETRÔNICO DA INFORMAāŐO (SEI)

5.1.            Os(As) candidatos(as) que desejarem encaminhar solicitaćões de alteraćčo cadastral, atendimento especial, isenćčo da taxa de inscrićčo e vistas ao processo deverčo realizar o cadastro como usuário externo no Sistema Eletrônico da Informaćčo (SEI), seguindo as etapas do item 5 e seus subitens, antes de encaminhar a solicitaćčo desejada.

5.2.            Para realizar o cadastro como usuário externo no Sistema Eletrônico de Informaćões – SEI, o(a) candidato(a) deverá seguir os seguintes passos:

I.                    Acessar o site do Sistema Eletrônico de Informaćões – SEI, por meio do enderećo eletrônico: https://sei.unifesp.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_avisar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0

II.                  Ao abrir a página de usuário externo, clicar na općčo “Clique aqui para continuar”;

III.                Ao acessar a página de cadastro, preencher todos os campos solicitados e clicar em enviar;

IV.                Ao preencher o cadastro, o(a) candidato(a) receberá automaticamente um e-mail de confirmaćčo com as informaćões dos documentos que devem ser encaminhados para efetivaćčo do cadastro;

V.                  O(A) candidato(a) deverá encaminhar e-mail para atendimento.concurso@unifesp.br – Assunto: Cadastro de Usuário Externo – Edital n° xxx/xxxx, contendo, no corpo do e-mail, o nome completo, o e-mail cadastrado e o CPF. A Coordenadoria de Gestčo de Vagas e Concursos – CGVC encaminhará um e-mail confirmando a liberaćčo do cadastro;

VI.                Após enviar os documentos solicitados e receber a confirmaćčo do cadastro de usuário externo no e-mail, o(a) candidato(a) deverá acessar novamente o enderećo eletrônico:  https://sei.unifesp.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_avisar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0 e seguir as etapas do edital de acordo com a solicitaćčo que deseja encaminhar: 6. Da Isenćčo da Taxa de Inscrićčo; 7. Do Atendimento Especial; 8. Da Atualizaćčo de Dados Cadastrais; 12. Vistas ao Processo do Concurso Público.

 

6.                  DA ISENāŐO DA TAXA DE INSCRIāŐO

6.1.            O(A) candidato(a) que pertenća a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional ou que sejam doadores de medula óssea registrados em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, de que trata a Lei nľ 13.656, de 30/4/2018, poderčo requerer a isenćčo de pagamento da taxa de inscrićčo no CONCURSO PÚBLICO.

6.2.            A solicitaćčo de isenćčo da taxa de inscrićčo poderá ser solicitada somente no prazo compreendido entre o 1ľ (primeiro) e o 5ľ (quinto) dia útil do início das inscrićões, seguindo as etapas dos itens abaixo.

6.3.            Cumprir as etapas de inscrićčo no enderećo eletrônico, http://concurso.unifesp.br/, conforme item 4.7.

6.4.            Realizar o cadastro como usuário externo do Sistema Eletrônico da Informaćčo (SEI), conforme 5. Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico da Informaćčo (SEI);

6.5.            Acessar a página :  https://sei.unifesp.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_avisar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0 e realizar o login no sistema digitando o e-mail e a senha escolhida no momento do cadastro;

6.6.            Ao acessar o sistema, clicar em peticionamento/ processo novo;

6.7.            Ao abrir a página, clicar em Concurso Público: isenćčo da taxa de inscrićčo;

6.8.            Preencher o Formulário de peticionamento. No campo Especificaćčo preencher com o nome da área/subárea do Concurso, número do edital. Ex: Ciźncias da saúde/ medicina, edital nľ 100/2020;

6.9.            No campo documento principal: clicar em “clique aqui para editar conteúdo” para preencher a solicitaćčo de isenćčo da taxa de inscrićčo.

6.10.        No campo documentos essenciais:

a) selecionar “Documento oficial de identificaćčo com foto; clicar em “Escolher Arquivo” e anexar o documento de identificaćčo com foto válido em todo o território nacional, frente e verso;

b) selecionar “Isenćčo: boleto da taxa de inscrićčo”, clicar em “Escolher Arquivo” e anexar o boleto de inscrićčo obtido no sítio eletrônico http://concurso.unifesp.br

6.11.        No campo de documentos complementares: selecionar “Comprovante de inscrićčo no Cadastro Único” ou “Comprovante de doador de medula óssea“ e anexar o Comprovante de inscrićčo no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico ou Comprovante de que é doador de medula óssea em entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde, conforme inciso II do artigo 1ľ da Lei 13.656/2018.

6.12.        Todos os documentos deverčo ser anexados em jpg, jpeg, pdf ou png.

6.13.   A UNIFESP consultará o órgčo gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informaćões prestadas pelo(a) candidato(a).

6.14.        Sem prejuízo das sanćões penais cabíveis, o(a) candidato(a) que prestar informaćčo falsa com o intuito de usufruir de isenćčo de que trata o Art. 1ľ, da Lei nľ 13.656, de 30/4/2018 combinado com o Parágrafo Único do art. 10, Decreto nľ 83.936, de 06/9/1979, estará sujeito:

a)                           ao cancelamento da inscrićčo e exclusčo do concurso, se a falsidade for constatada antes da homologaćčo do resultado;

b)                           ą exclusčo da lista de aprovados(as), se a falsidade for constatada após a homologaćčo do resultado e antes da nomeaćčo para o cargo;

c)                           ą declaraćčo de nulidade do ato de nomeaćčo, se a falsidade for constatada após a sua publicaćčo.

7.                       DO ATENDIMENTO ESPECIAL

7.1.                 Para realizar a solicitaćčo de condićčo ou atendimento especial é necessário seguir as seguintes etapas:

a)                 Realizar o cadastro como usuário externo do Sistema Eletrônico da Informaćčo (SEI), conforme item 5. Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico da Informaćčo (SEI);

b)                 Acessar novamente o enderećo eletrônico:  https://sei.unifesp.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_avisar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0

c)                  Ao abrir a página, o(a) candidato(a) deverá realizar o login no sistema digitando o e-mail e a senha escolhida no momento do cadastro;

d)                 Ao acessar o sistema, clicar em peticionamento/ processo novo;

e)                 Ao abrir a página, clicar em Concurso Público: atendimento especial;

f)                   Preencher o Formulário de peticionamento. No campo Especificaćčo preencher com o nome da área/subárea do Concurso, número do edital. Ex: Ciźncias da saúde/ medicina, edital nľ 100/2020;

g)                 No campo Documento principal: o candidato(a) deverá clicar em “clique aqui para editar conteúdo” para preencher o formulário de solicitaćčo de atendimento especial para realizaćčo da prova;

h)                 No campo Documentos essenciais: o candidato(a) deverá selecionar “Documento oficial de identificaćčo com foto; clicar em “Escolher Arquivo” e anexar o documento de identificaćčo com foto válido em todo o território nacional, frente e verso;

i)No campo Documentos complementares: o candidato(a) deverá selecionar “Anexo”; clicar em “Escolher Arquivo” e inserir os documentos que deseja complementar.

7.2.                 Todos os documentos deverčo ser anexados em jpg, jpeg, pdf ou png.

7.3.                 A candidata lactante que necessitar amamentar seu(sua) filho(a) de até 6 (seis) meses de idade durante a realizaćčo de provas, poderá fazź-lo em sala reservada, para tanto, deverá requerź-lo, na forma item 7.1.

7.3.1. A candidata deverá comprovar a idade de seu(sua) filho(a) por meio declaraćčo no ato da inscrićčo, mediante apresentaćčo da certidčo de nascimento.

7.4.                 Deferida a solicitaćčo na forma do item 7.1, a lactante deverá apresentar-se no dia da aplicaćčo da prova, no respectivo horário para o qual foi convocada, com o(a) acompanhante que será responsável pela guarda da crianća durante o período de realizaćčo da prova.

7.4.1.O(A) acompanhante (familiar ou terceiro por ela indicado) somente terá acesso ao local das provas até o horário estabelecido para início e permanecerá em ambiente reservado, próximo ao local de aplicaćčo das provas.

7.5.                 A UNIFESP nčo disponibilizará ą candidata lactante pessoa responsável para a guarda da crianća, de modo que a ausźncia de acompanhante impossibilitará a candidata de realizar a prova.

7.5.1.            A lactante terá o direito de proceder ą amamentaćčo a cada intervalo de 2 (duas) horas, por até 30 (trinta) minutos e será acompanhada por fiscal.

7.5.2.            Na sala reservada para amamentaćčo ficarčo somente a candidata lactante, a crianća e uma fiscal, sendo vedada a permanźncia de acompanhante ou quaisquer outras pessoas que tenham grau de parentesco ou de amizade com a candidata.

7.5.3.            O tempo despendido na amamentaćčo será compensado durante a realizaćčo da prova, em igual período. 

7.6.                 Nčo serčo aceitas as solicitaćões de inscrićčo que nčo atenderem rigorosamente ao estabelecido neste Edital.

7.7.                 O atendimento ąs condićões solicitadas ficará sujeito ą análise de legalidade, viabilidade e razoabilidade do pedido.

8.                       DA ATUALIZAāŐO DE DADOS CADASTRAIS

8.1.                 As informaćões prestadas no formulário eletrônico serčo de inteira responsabilidade do(a) candidato(a), bem como mantź-las atualizadas junto ą Coordenadoria de Gestčo de Vagas e Concursos/Pró-Reitoria de Gestčo com Pessoas/Unifesp.

8.2.         A atualizaćčo de dados cadastrais/pessoais (enderećo, e-mail, telefone, etc) poderá ser realizada por meio do Sistema Eletrônico de Informaćčo (SEI), seguindo as etapas abaixo.

8.3.            Realizar o cadastro como usuário externo do Sistema Eletrônico da Informaćčo (SEI), conforme item 5. Do Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico da Informaćčo (SEI);

8.4.                 Acessar o sistema pelo enderećo eletrônico  https://sei.unifesp.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_avisar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0 com o login de usuário externo, com e-mail e senha, e selecionar o tipo de processo “Concurso Público: alteraćčo cadastral”.

8.5.                 O(A) candidato(a) deverá preencher o campo especificaćčo com a área/subárea e o número do edital de abertura do concurso ou processo seletivo simplificado. Exemplo: Ex: Ciźncias da saúde/ medicina, edital nľ 100/2020.

8.6.                 No campo documento principal: o(a) candidato(a) deverá clicar em “clique aqui para editar conteúdo” para preencher o formulário de alteraćčo cadastral.

8.7.            No campo documentos essenciais: o candidato(a) deverá selecionar “Documento oficial de identificaćčo com foto; clicar em “Escolher Arquivo” e anexar o documento de identificaćčo com foto válido em todo o território nacional, frente e verso.

8.8.            No campo documentos complementares: o(a) candidato(a) deverá selecionar “Anexo”; clicar em “Escolher Arquivo” e anexar o comprovante dos dados que deseja alterar.

8.9.            Todos os documentos deverčo ser anexados em jpg, jpeg, pdf ou png.

9.    DAS PROVAS

9.1.                 O CONCURSO PÚBLICO será constituído pelas provas: Prova Didática, Prova Prática e Prova de Títulos com Arguićčo de Memorial, a serem realizadas nesta ordem.

9.2.                 Todas as provas terčo caráter eliminatório.

9.3.                 Todas as provas ocorrerčo, obrigatoriamente, em sessčo pública e toda prova oral deverá ser gravada em meio eletrônico de voz.

9.4.                 Na ocorrźncia de caso fortuito ou forća maior, que impećam a realizaćčo das etapas presenciais, fica facultada ą Pró-Reitoria de Gestčo com Pessoas, a realizaćčo das provas orais de forma remota, por meio da ferramenta Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) ou Google Meet.

9.4.1.      Na ocorrźncia de provas orais, essas serčo realizadas de forma presencial para o(a) candidato(a), em local a ser divulgado no edital de Banca Examinadora a ser publicado no site da Universidade Federal de Sčo Paulo, http://concurso.unifesp.br/

9.4.2.      Em atendimento ao princípio da transparźncia, as provas orais realizadas de forma remota serčo transmitidas via RNP ou YouTube.

9.4.3.      O(A) candidato(a) deverá entregar no primeiro dia de realização das provas, em única cópia em forma impressa:

a)     Curriculum Vitae Lattes (plataforma Lattes do CNPq ou equivalente para estrangeiros);

b)     Memorial Descritivo e Circunstanciado de atividades de ensino, pesquisa e extensão, com a indicação das atividades realizadas que sejam relacionadas ao cargo do concurso;

c)      Projeto de Pesquisa na área de Endocrinologia e Metabologia, conforme item 9.5.2.

9.4.4.      A documentação comprobatória do Memorial Descritivo e Circunstanciado deverá ser entregue no dia da prova de Títulos com Arguição do Memorial, em única cópia em forma impressa, somente pelos(as) candidatos(as) aprovados(as) para a realização dessa etapa. 

9.5.                 DA PROVA PRÁTICA

9.5.1.           A Prova Prática será constituída de avaliaćčo do Projeto de Pesquisa por meio de exposićčo pelo(a) candidato(a).

9.5.2.           O  Projeto de Pesquisa  deverá ser entregue no primeiro dia de realizaćčo das provas, em única cópia, de forma impressa, conforme edital de Data e Local de Provas.

a)          O  Projeto de Pesquisa  , na área de Endocrinologia e Metabologia deverá ser elaborado com no máximo 10 páginas, incluindo as referźncias bibliográficas, em tamanho de fonte 12, papel tamanho A4 (21 x 29,7 cm), fonte Times New Roman e espaćamento duplo;

b)        O(A) candidato(a) que nčo entregar o Projeto