EDITAL Nº 301, DE 19 DE ABRIL DE 2010 (*)

 

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e considerando o que dispõem as Portarias nº 124 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, publicada em Diário Oficial da União de 16/03/2010 e nº 327 do Ministério da Educação publicada em Diário Oficial da União de 22/03/2010, respeitando o que dispõe o Decreto nº 6.944 de 21 de agosto de 2009 e a Resolução do Conselho Universitário nº 55, de 04 de novembro de 2009 (disponível no site da UNIFESP), torna público que estarão abertas as inscrições para o Concurso Público de provas e títulos para o Magistério de Ensino Superior, para o seu Quadro Permanente, a serem distribuídos no Campus Baixada Santista, em conformidade com a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, Lei nº 7.596, de 10 de abril de 1987, Decreto nº 94.664, de 23 de junho de 1987, e mediante as normas contidas neste Edital e suas posteriores alterações, não cabendo a nenhum candidato alegar desconhecimento dos citados expedientes.

 

1. DAS ESPECIFICAÇÕES DO CONCURSO PÚBLICO

 

1.1 O presente concurso objetiva o provimento de 03 (três) vagas na Classe de Professor Adjunto – Nível I, em regime de trabalho de quarenta horas semanais/Dedicação Exclusiva, nas subáreas de conhecimento constante abaixo:

 

Área

Subárea

Requisitos

Vagas

Metodologia Científica

Metodologia Científica

Graduação em nível superior na área de Saúde ou Biológica. Título de Doutor. Experiência didática comprovada na área de Metodologia Científica.

01

Bioestatística

Bioestatística

Graduação em nível superior. Título de Doutor. Experiência didática comprovada na área de Bioestatística

01

Educação Física

Produção de conhecimento em educação física e saúde; supervisão de estágios e de trabalho em saúde

Graduação em Educação Física e/ou Esportes. Título de Doutor.

01

 

 

1.2. Remuneração para o regime de trabalho de quarenta horas semanais com Dedicação Exclusiva: R$ 7.026,85 (sete mil cento e vinte e seis reais e oitenta e cinco centavos), sendo: Vencimento básico: R$ 2.318,71 (dois mil trezentos e dezoito reais e setenta e um centavos); Retribuição por Titulação - RT: R$ 3.365,27(três mil trezentos e sessenta e cinco reais e vinte e sete centavos) e, Gratificação Específica do Magistério Superior - GEMAS: R$ 1.038,84 (um mil e trinta e oito reais e oitenta e quatro centavos) e Auxílio Alimentação: R$ 304,00 (trezentos e quatro reais).

 

1.3. Atribuições gerais do cargo: Docência de nível superior na área do concurso e participação nas atividades de graduação, pesquisa, extensão, assistência e administração da Universidade Federal de São Paulo.

 

2. TITULAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA/REQUISITOS:

2.1. As vagas a que se refere o presente Edital serão acessíveis somente aos candidatos detentores do título de Doutor, outorgado por Instituição Brasileira e, na hipótese de título outorgado por instituição estrangeira, revalidado conforme legislação vigente.

2.2. Somente serão reconhecidos os títulos emitidos por instituições reconhecidas pela MEC.

2.3. A experiência didática deverá ser comprovada por meio de registro em Carteira Profissional ou Declaração da Instituição de Ensino para qual a atividade docente foi prestada devendo conter estar descriminado o período e a disciplina curricular abordada.

 

3. DA INSCRIÇÃO:

3.1. Período de 27 de abril de 2010 a 26 de maio de 2010, exceto sábados, domingos e feriados, para entrega da documentação exigida.

 

3.2. Horário das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00 horas.

 

3.3. Local: Campus Baixada Santista, na Divisão de Recursos Humanos, Unidade III, Vila Belmiro, Av. Ana Costa, 178, 1º andar - Santos - SP, CEP 11060-000, pessoalmente ou por procurador legalmente constituído.

 

3.4. O candidato deverá preencher completamente o formulário eletrônico após ciência e anuência do inteiro teor do presente Edital (endereço eletrônico: www.unifesp.br), seguindo os passos:

a) acessar www.unifesp.br;

b) acessar o ícone “concurso público”, à direita da tela;

c) fechar a tela “últimas informações”, após leitura;

d) acessar na coluna “Inscrições para Docentes” o campus de interesse – no caso Baixada Santista;

e) acessar o ícone “Inscrições”;

f) ler na íntegra o Edital, clicar “de acordo” ao final da leitura;

g) preencher, imprimir e pagar o boleto bancário, em qualquer agência bancária.

 

3.4.1. As informações prestadas no formulário eletrônico serão de inteira responsabilidade do candidato, bem como, mantê-las atualizadas junto a Divisão de Recrutamento e Seleção do Departamento de Recursos Humanos. À UNIFESP fica reservado o direito de excluir do Concurso Público aquele que não preencher o formulário de forma completa, correta, ou fornecer dados comprovadamente inverídicos ou ainda não atualizar seu endereço e telefone, através de solicitação protocolada na Seção de Protocolo do Campus São Paulo - Capital, R. Botucatu, 740 - térreo - Vila Clementino, São Paulo - SP, CEP 04023-900, no horário das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00 horas.

 

3.4.2. O candidato deverá imprimir o boleto bancário relativo à taxa de inscrição, integrante do formulário eletrônico, no valor de R$ 175,00 (cento e setenta e cinco reais) e efetuar o recolhimento em qualquer estabelecimento da rede bancária.

 

3.4.3. Após cumprir as etapas da Internet, o candidato deverá comparecer no período, horário e local indicado nos itens 3.1, 3.2 e 3.3, para efetivar a inscrição, devendo apresentar os seguintes documentos na ocasião:

a) Boleto e comprovante de pagamento da Taxa de Inscrição;

b) 1 (uma) cópia do documento oficial de identificação, válido no território nacional, com foto;

c) 2 (duas) vias do formulário próprio (Declaração – ANEXO II), dirigido ao Magnífico Reitor da UNIFESP, especificando a vaga pretendida;

d) 09 (nove) cópias encadernadas do Curriculum Vitae Lattes (Plataforma Lattes do CNPq) sendo identificado com o nome do candidato contendo: Memorial descritivo e circunstanciado de atividades de ensino, pesquisa e extensão, com a indicação dos trabalhos publicados, das atividades realizadas que sejam relacionadas ao cargo do concurso e demais dados que possam ser úteis à avaliação da banca examinadora;

e) 01 (uma) via da documentação comprobatória do memorial (cópia encadernada), preferencialmente, digitalizada de forma não violável (CD-R com etiqueta contendo a identificação do candidato e sua assinatura).

 

3.5. Em nenhuma hipótese será feita inscrição condicional ou extemporânea.

 

3.6. Não será permitida complementação documental fora do prazo fixado para inscrição.

 

3.7. A taxa de inscrição, uma vez paga, em hipótese alguma será restituída.

 

3.8. Será aceita a entrega dos documentos por procuração, desde que autorizada pelo candidato.

 

3.8.1 O procurador deverá apresentar procuração simples, sem a necessidade de reconhecimento de firma, devendo ser acompanhada de cópia de documento de identificação do candidato e do procurador.

 

3.9. O candidato, portador de necessidades especiais ou limitação física temporária, que necessitar de qualquer tipo de recurso ou condição especial para a realização das provas, deverá requerer por ocasião do preenchimento do formulário eletrônico, aduzindo as circunstâncias suscetíveis de justificar seu pedido.

 

3.9.1. O candidato que necessitar desses equipamentos e não os requisitar no formulário eletrônico perderá o direito de solicitá-los em outro momento, podendo providenciá-los por sua conta.

 

3.9.2. O atendimento da solicitação dos recursos de condições especiais fica vinculado à análise de viabilidade e de razoabilidade por parte da UNIFESP.

 

3.10. A UNIFESP não se responsabilizará por problemas ocorridos nos computadores dos interessados, falha de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como, por outros fatores que impossibilitem o preenchimento do formulário eletrônico e emissão do boleto de pagamento da taxa de inscrição, no período regulamentar.

 

3.11. Não será aceito agendamento de pagamento como comprovante de pagamento.

 

3.12. Os documentos entregues pelo candidato no ato da inscrição, após 30 (trinta) dias da data da homologação do Concurso Público em Diário Oficial da União, após o qual serão incinerados.

 

3.13. Isenção de pagamento da taxa:

 

3.13.1. O candidato que preencher os requisitos estabelecidos abaixo poderá requerer a isenção do pagamento da taxa de inscrição, em formulário próprio, contendo:

 

a) indicação do Número de Identificação Social – NIS, atribuído pelo CadÚnico; e

 

b) declaração de que atende à condição estabelecida no inciso II do artigo 1º do Decreto nº 6.593/2008.

 

3.13.2. Terão direito à isenção todos os candidatos que:

 

a) estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007; e

 

b) for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 2007.

 

3.13.3. A Unifesp consultará o órgão gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato.

 

3.13.4. A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto nº 83.936, de 6 de setembro de 1979.

 

3.13.5. Os documentos de que trata o item 3.9.1. deverão ser entregues no Departamento de Recursos Humanos do Campus São Paulo - Capital, 4º andar, sito à Rua Botucatu, 740, Vila Clementino até o dia 12/05/2010, no horário das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00 horas.

 

4. DAS PROVAS

4.1. O concurso será constituído pelas provas: prova arguição de memorial, prova didática e prova escrita.

 

4.2. Todas as provas terão caráter eliminatório, na forma da Resolução CONSU nº 55, desta universidade.

 

4.3. Da Prova de Arguição do Memorial:

4.3.1. A Banca Examinadora avaliará e arguirá o candidato sobre o Memorial, os títulos e documentos comprobatórios. O julgamento, expresso mediante nota global, deverá refletir os méritos do candidato como resultado de suas atividades em ensino, pesquisa e extensão e compreenderá a análise da qualidade e da regularidade das seguintes atividades: a) produção científica e/ou tecnológica (Qualificação de Periódicos, Anais, Jornais e Revistas de acordo com Qualis-CAPES das áreas);  b) atividade didática universitária; c) atividade de formação e orientação de discípulos;  d) atividades profissionais que apresentem afinidade com o cargo do concurso;  e) atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade; f) diplomas e títulos obtidos em razão de suas atividades; g) captação de recursos; e h) metas, objetivos e perspectiva na carreira.

 

4.3.2. Na aferição do memorial os méritos das atividades de ensino, pesquisa e extensão terão pontuação equitativa.

 

4.3.3. A prova de Arguição do Memorial ocorrerá em sessão pública e será gravada em meio eletrônico de voz.

 

4.3.4. A prova de Arguição do Memorial terá peso de 40% (quarenta por cento).

 

4.4. Da Prova Didática:

4.4.1. A Prova Didática constituir-se-á de uma aula teórica em nível de graduação, com duração entre 40 a 50 minutos, sobre tema de escolha do candidato entre os pontos constantes do ANEXO I.

 

4.4.2. A Banca Examinadora, a seu critério e após a exposição da aula, poderá arguir o candidato sobre o tema da aula.

 

4.4.3. A prova didática ocorrerá em sessão pública e será gravada em meio eletrônico de voz.

 

4.4.4. Os critérios de avaliação da Prova Didática levarão em conta: a) elaboração de plano de aula; b) domínio do conteúdo; c) objetividade e clareza; d) adequação ao nível de graduação; e) capacidade de comunicação; e f) uso de recursos didáticos.

 

4.4.5. A prova Didática terá peso de 30% (trinta por cento).

 

4.5. Da Prova Escrita:

 

4.5.1. A prova escrita consistirá em uma dissertação sobre um dos temas do Anexo I a ser sorteado no momento da prova. Será sorteado um mesmo ponto para todos os candidatos.

4.5.2. A prova terá a duração de 04 (quatro) horas e não será permitida a consulta de bibliografia durante a sua execução. A dissertação deverá ter um número máximo de 10 (dez) páginas transcritas a mão em papel almaço, rubricado pelos membros da banca.

 

4.5.3. Os critérios de avaliação da Prova Escrita levarão em conta: a) objetividade, b) clareza, c) domínio e abrangência do conteúdo e d) adequação ao nível de graduação.

 

4.5.4. A prova escrita terá peso de 30% (trinta por cento).

 

4.6. Aferição dos candidatos

4.6.1. As notas deverão variar de zero a dez e, no transcurso do concurso serão eliminados e, por consequência, excluídos de participar das provas subsequentes, os candidatos que não obtiverem nota mínima 7,0 (sete) em qualquer uma das provas por, no mínimo, três membros da banca.

 

4.6.2. A nota final de cada prova corresponderá à média ponderada das notas atribuídas pelos examinadores.

 

4.6.3. A nota final de cada candidato do concurso será a média ponderada das notas das provas.

 

5. REALIZAÇÃO DAS PROVAS:

5.1. O concurso será realizado entre 14 a 18 de junho de 2010, às 8:30 horas a Rua Pedro de Toledo, 650, 1º andar, a ser confirmado através de publicação no Diário Oficial da União e no endereço eletrônico: www.unifesp.br, devendo ser acompanhado pelo candidato.

 

5.2. A duração do concurso dependerá do número de candidatos inscritos.

 

5.3. Qualquer alteração da data da realização das provas será publicada no Diário Oficial da União e no endereço eletrônico: www.unifesp.br, devendo ser acompanhada pelo candidato.

 

5.4. São de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta da data, local de realização das provas e o seu comparecimento nos horários determinados.

 

5.5. Não será admitido o ingresso de candidato no local de realização das provas após o horário fixado para o seu início.

 

5.6. Não haverá segunda chamada para as provas. O não comparecimento a quaisquer das provas implicará na eliminação do candidato.

 

5.7. O candidato deverá comparecer ao local das provas com antecedência de 20 (vinte) minutos, munido do documento oficial de identidade, com foto, e válido em todo o território nacional.

 

5.8. Terá suas provas anuladas e será eliminado do Concurso, o candidato que, durante a realização de qualquer uma das provas: a) Usar ou tentar usar de meios fraudulentos e/ou ilegais para sua realização; b) for surpreendido dando e/ou recebendo auxílio para a execução de quaisquer das provas; c) utilizar-se de equipamentos que não forem expressamente permitidos, sendo proibido o uso de telefone celular, gravador, receptor e/ou pagers e/ou que se comunicar com outro candidato; d) faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, autoridades presentes e/ou os outros candidatos; e) afastar-se da sala de prova, a qualquer tempo, sem acompanhamento da equipe do Concurso; f) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido; g) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do Concurso Público.

 

5.9. A UNIFESP não se responsabilizará por perdas, roubos ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização das provas, nem danos neles causados.

 

5.10. Não serão dadas quaisquer informações por telefone ou por e-mail, em relação aos concursos referidos no presente Edital.

 

5.11. No caso de empate será dada preferência ao candidato que obtiver a maior nota final na prova de Arguição do Memorial; permanecendo o empate, o candidato com a maior nota final na prova didática; persistindo o empate o candidato mais antigo na função de magistério superior e, permanecendo o empate, o candidato mais idoso.

 

5.12. Concluídos os trabalhos, o Presidente da Banca Examinadora divulgará, em sessão pública, o resultado do concurso, com os nomes dos candidatos aprovados, classificados de acordo com a nota final, e, em 48 (quarenta e oito) horas será publicado no endereço eletrônico da UNIFESP o referido resultado em ordem de classificação e nota final.

 

6. DOS RECURSOS:

6.1 O candidato poderá interpor recurso, quanto ao mérito ou por vício de forma, contra o resultado provisório do concurso, no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas, a contar da publicidade da decisão que trata o item 5.12 deste edital.

 

6.2. O recurso será julgado no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis e não exercerá efeito suspensivo mo processo do concurso público.

 

6.3. O recurso deverá ser protocolado através de requerimento específico dirigido ao Sr. Pró-Reitor de Administração, contendo a fundamentação do recorrente, na Seção de Protocolo do Campus São Paulo, Rua Botucatu, 740, térreo, no horário das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00 horas.

 

 6.4. Será desconsiderada qualquer outra forma de recurso que não seja a que está descrita no item anterior, sendo vedado o encaminhamento via fax ou correio eletrônico, tampouco será aceito recurso extemporâneo.

 

6.5. Será aceito recurso entregue por terceiros, desde que autorizado por procuração simples, pelo candidato.

 

6.6. Em hipótese alguma será concedido pedido de revisão de recurso.

 

6.7. O requerente deverá ter ciência da decisão final do Pró-Reitor de Administração ao recurso apresentado, no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas.

 

7. DA CLASSIFICAÇÃO:

7.1. Os candidatos serão classificados em até 5 aprovados, para cada subárea, de acordo com o Anexo II do Decreto nº 6.944, de 21/08/09, disponibilizado no endereço eletrônico da UNIFESP (www.unifesp.br).

 

8. DA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL:

8.1. O resultado final será homologado por meio de Edital que será publicado em Diário Oficial da União e no endereço eletrônico http: www.unifesp.br, contendo o nome dos candidatos por ordem de classificação e respectiva nota final.

 

9. DA NOMEAÇÃO:

9.1. Os candidatos serão nomeados por Portaria, publicada no Diário Oficial da União, e terão o prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data da publicação, para tomar posse nos respectivos cargos.

 

9.2. O candidato que não tomar posse no prazo definido no subitem anterior, terá tornada sem efeito a sua Portaria de nomeação e será eliminado do concurso e, facultar-se-á à Administração a convocação de outro candidato habilitado, respeitando-se a ordem de classificação, observados os limites das vagas prevista neste Edital.

 

10. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO:

 

10.1. Ter sido aprovado no concurso;

 

10.2. Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo políticos, nos termos do § 1º, do artigo 12 da Constituição Federal da República.

 

10.3. Se estrangeiro deverá apresentar o Visto Permanente no ato da posse.

 

10.4. Estar em dia com as obrigações eleitorais, em caso de candidato brasileiro.

 

10.5. Estar em dia com as obrigações militares, no caso de candidatos do sexo masculino.

 

10.6. Comprovar o nível de formação exigido para o cargo, conforme indicado nos itens 1 e 2 deste edital.

 

10.7. Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo atestada pela Junta Médica Oficial da UNIFESP.

 

10.8. É vedada a acumulação remunerada de cargos e empregos públicos, com exceção das hipóteses previstas no inciso XVI, do artigo 37, da Constituição Federal da República.

 

11. DA POSSE:

11.1. Somente serão aceitos diplomas de Graduação, de curso reconhecido pelo MEC, devidamente registrado e de Pós-Graduação,de Curso credenciado pela CAPES. Os diplomas ou títulos obtidos no exterior só serão aceitos em conjunto com a documentação de revalidação, nos termos da Lei.

 

11.2. Os candidatos detentores do Título de Livre Docência, expedido por outras instituições, deverão apresentar a Declaração de Equivalência do referido título expedida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP, situada na Rua Pedro de Toledo, 650, 2º andar – Vila Clementino, São Paulo – SP, Cep 04023-032.

 

11.3. No ato da posse serão exigidos todos os documentos declarados pelo candidato no período de inscrição; bem como a declaração de inexistência de vínculo em cargo público ou privado por ser a posse no regime de quarenta horas semanais – dedicação exclusiva; e que não foi demitido ou destituído de cargo em Comissão do Serviço Público Federal, nos termos do art. 137 da Lei nº 8.112/1990; e os documentos: a) Certificado de Reservista ou de Dispensa de Incorporação, para candidatos brasileiros do sexo masculino; b) Título de eleitor, com o comprovante de votação na última eleição; c) Cadastro de Pessoa Física/CPF; d) Documento de Identidade com validade em todo o território Nacional; e) Documento comprobatório do grau de formação exigido para o exercício do cargo.

 

11.4. A Posse fica condicionada à aprovação em inspeção médica a ser realizada pela Junta Médica Oficial da UNIFESP e ao atendimento das condições constitucionais e legais.

 

11.5. A posse se dará mediante a assinatura de termo de Posse e Compromisso, elaborado especialmente para esse fim e assinado, também, pelo DRH da UNIFESP.

 

12. DA VALIDADE DO CONCURSO:

12.1. O Concurso terá validade de 01 (um) ano, contado a partir da data da publicação do Edital de homologação do resultado final do concurso, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com Decreto n.º 4.175/02, artigo 1º, § 1º e § 3º e interesse da Administração.

 

13. DISPOSIÇÕES GERAIS:

13.1. Não será fornecido aos candidatos qualquer documento comprobatório de classificação no Processo Seletivo, valendo para este fim o Edital de homologação do Resultado Final do Concurso Público, publicado no Diário Oficial da União que será disponibilizado no endereço eletrônico www.unifesp.br.

13.2. Ao efetuar a inscrição no Concurso, o candidato, automática e implicitamente, declara ter pleno conhecimento das Resoluções/CONSU, bem como, estar de acordo com as normas estabelecidas neste Edital.

13.3. Na contagem dos prazos estabelecidos neste Edital, o prazo começa no dia útil seguinte ao ato e incluir-se-á o do vencimento. Os prazos só se iniciam e vencem em dia de expediente na UNIFESP.

13.4. A admissão far-se-á nos limites de vagas descritos no item 1.1., deste Edital, de acordo com as respectivas Áreas específicas.

13.5. A indicação para provimento da vaga assegurará apenas a expectativa de direito à nomeação, ficando a concretização desse ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, bem como, do exclusivo interesse e conveniência Administrativa da UNIFESP.

13.6. Ao assumir o cargo, será exigida do servidor, a disponibilidade de horário, compatível com as necessidades dos Cursos do Campus Baixada Santista, observando-se para tanto, o disposto nos incisos XVI e XVII do artigo 37 da Constituição Federal.

13.7. O candidato nomeado deverá participar de unidades curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação para o qual for designado.

13.8. O candidato nomeado será submetido a um Estágio Probatório durante um período de 2 (dois) anos, conforme disposto no Parecer AGU/MC-01/04, publicado no Diário Oficial da União de 16/7/2004 e adquirirá estabilidade, respeitando o disposto no artigo 41 da Constituição da República Federativa do Brasil. 

13.9. A qualquer tempo, poder-se-ão anular a inscrição, as provas, a nomeação e a posse do candidato, desde que constatada falsidade em qualquer declaração e/ou qualquer irregularidade nos documentos apresentados.

13.10. Legislação com entrada em vigor após a data da publicação deste Edital, bem como alterações em dispositivos legais e normativos a ele posteriores, não serão objetos de avaliação nas provas de Concurso.

13.11. Os casos omissos serão resolvidos pelo Pró-Reitor de Administração da UNIFESP.

13.12. O presente Edital e demais informações poderão ser obtidas, exclusivamente, através do endereço eletrônico www.unifesp.br.

 

 

 

WALTER MANNA ALBERTONI

Reitor


ANEXO I

RELAÇÃO DE PONTOS PARA PROVA DIDÁTICA

 

ÁREA: METODOLOGIA CIENTÍFICA

SUBÁREA: METODOLOGIA CIENTÍFICA

1.      A constituição da ciência moderna e as implicações sociais e educacionais da produção do conhecimento científico.

2.      A pesquisa em Ciências Humanas e a especificidade da pesquisa educacional.

3.      A educação como objeto de estudo: a constituição da relação sujeito-objeto na pesquisa em educação.

4.      A abordagem quantitativa e qualitativa em pesquisa educacional.

5.      A abordagem qualitativa na pesquisa educacional: dimensão histórica e teórico-metodológica.

6.      Paradigmas científicos e suas implicações para a pesquisa em educação.

7.      O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores.

8.      A pesquisa como princípio educativo: do planejamento à execução.

9.      A construção do projeto de pesquisa: problema, base teórica e conceitual, plano de pesquisa, coleta de dados, análises e interpretações.

10.  Universidade e escola: interfaces e ambientes de pesquisa na formação de professores da educação básica.

 

ÁREA: BIOESTATÍSTICA

SUBÁREA: BIOESTATÍSTICA

1. Teoria da Probabilidade;

2. Processos Estocásticos;

3. Inferência Estatística: estimação;

4. Modelos de Regressão;

5. Estatística Bayesiana;

6. Estimativa e Análise de Experimentos;

7. Testes de Hipóteses;

8. Modelos de Séries Temporais;

9. Simulação de Monte Carlo e Geração de Números Aleatórios;

10. Estatística não paramétrica.

 

ÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA

SUBÁREA: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE; SUPERVISÃO DE ESTÁGIOS E DE TRABALHO EM SAÚDE (JÁ COM O TEXTO RETIFICADO)

 

1. Filosofia e história da ciência.

2. Educação Física e as Ciências Humanas.

3. A Educação Física e suas relações com a ciência moderna.

4. Didática em Educação Física e Saúde.

5. As concepções de corpo e saúde na formação do pensamento ocidental.

6. A natureza do conhecimento e suas relações com a produção acadêmica em Educação Física.

7. As múltiplas formas do conhecimento na constituição dos cenários de intervenção da Educação Física.

8. Do senso comum ao conhecimento científico: a produção acadêmica em Educação Física e Saúde.

9. Linguagens, códigos e tecnologias no campo de conhecimento da Educação Física.

10. Planejamento e gestão do conhecimento em Educação Física e Saúde.

11. A produção de saberes em Educação Física: obstáculos, conquistas, tendências e desafios.

12. Ciências Biológicas versus Ciências Humanas na produção de conhecimento em Educação Física e Saúde: antítese ou síntese?

13. Ética em Educação Física e Saúde.


ANEXO II

 

DECLARAÇÃO

 

MAGNÍFICO REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nome Completo

 

-----------------------------------, ---------------------------------, -----------------------------------

         Profissão                                         CPF                        Nº do Conselho Regional

 

------------------------------------------------------------------, --------------------------------------

                            Nacionalidade                                                         Estado Civil

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

                                                                  Endereço Completo

 

 

vem mui respeitosamente requerer à Vossa Magnificência, que se digne autorizar a minha inscrição no Concurso Público para provimento do cargo de Professor Adjunto – I, no regime de Dedicação Exclusiva, no Campus Baixada Santista, Área __________________, Subárea ____________________________________________

para o que, junta ao presente a documentação referida no Edital nº 301 de 19 de abril de 2010.

 

Declaro que possuo os documentos comprobatórios exigidos para inscrição e a escolaridade constante do item 1.1, para o Concurso Público, acima mencionado, e que estou ciente e de acordo com os dispositivos constantes da Resolução do Conselho Universitário nº 55 e do Edital nº 301 de 19 de abril de 2010.

 

Termos em que,

Pede Deferimento.

 

 

Baixada Santista,              de                                     de 2010

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------

Assinatura

 

 

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

 

EDITAIS DE 13 DE MAIO DE 2010

 

O VICE-REITOR NO EXERCÍCIO DO CARGO DE REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve:

Nº 501 - Retificar o item 5.1. do Edital nº 137, de 23/02/2010; publicado no D.O.U. de 24/02/2010, seção 03, páginas 71 a 73, onde se lê: O concurso será realizado entre  12 a 16 de abril de 2010, às 8:30 horas a Rua Pedro de Toledo, 650, 1º andar ..., leia-se: O concurso será realizado no dia 27/05/2010, às 8:00 horas, no Anfiteatro Octávio Ribeiro Ratto, sito a Rua Pedro de Toledo, Nº 781 –Vila Clementino.

Nº 502 - Retificar o item 5.1. do Edital nº 172, de 04/03/2010; publicado no D.O.U. de 09/03/2010, seção 03, páginas 57 a 59, onde se lê: O concurso será realizado dia  03 a 07 de maio de 2010, às 8:30 horas a Rua Pedro de Toledo, 650, 1º andar ..., leia-se: O concurso será realizado no dia 17/05/2010, às 8:00 horas, no Anfiteatro João Marques de Castro, sito a R. Botucatu, 862 – 1º andar – Edifício dos Anfiteatros - Vila Clementino – São Paulo.

Nº 503 - Retificar o item 5.1. do Edital nº 97, de 18/02/2010; publicado no D.O.U. de 22/02/2010, seção 03, páginas 66 a 68, onde se lê: O concurso será realizado entre 26 a 30 de abril de 2010 (JÁ COM O TEXTO RETIFICADO), às 8:30 horas à Rua Pedro de Toledo, 650, 1º andar ..., leia-se: O concurso será realizado no período de 14 a 18/06/2010, às 9:00 horas, no Anfiteatro do Centro Interdisciplinar de Terapia Gênica - CINTERGEN, sito a Rua Mirassol, nº 207 – Vila Clementino – SP.

Nº 504 - Retificar o item 5.1. do Edital nº 128, de 23/02/2010; publicado no D.O.U. de 24/02/2010, seção 03, páginas 65 a 67, onde se lê: O concurso será realizado entre  19 a 23 de abril de 2010, às 8:30 horas a Rua Pedro de Toledo, 650, 1º andar ..., leia-se: O concurso será realizado no dia 20/05/2010, às 8:00 horas, no Auditório Antonio Clemente Filho - sito à R. Napoleão de Barros, 800 – Vila Clementino – SP.

Nº 505 - Retificar o item 5.1. do Edital nº 92, de 18/02/2010; publicado no D.O.U. de 22/02/2010, seção 03, páginas 64 a 66, exclusivamente para a área de Bioquímica e Biologia Molecular, onde se lê: O concurso será realizado entre  12 a 16 de abril de 2010, às 8:30 horas a Rua Pedro de Toledo, 650, 1º andar ..., leia-se: O concurso será realizado no período de 24 a 28/05/2010, às 8:00 horas, no Anfiteatro, sito a Rua Três de Maio, Nº 100, Térreo – Edifício José Ribeiro do Valle – Instituto de Farmacologia e Biologia Molecular –Vila Clementino.

Nº 506 - Retificar o item 5.1. do Edital nº 92, de 18/02/2010; publicado no D.O.U. de 22/02/2010, seção 03, páginas 64 a 66, exclusivamente para a área de Biofísica, onde se lê: O concurso será realizado entre  12 a 16 de abril de 2010, às 8:30 horas a Rua Pedro de Toledo, 650, 1º andar ..., leia-se: O concurso será realizado no período de 08 a 11/06/2010, às 8:30 horas, no Anfiteatro do CITERGEN, sito a Rua Mirassol, Nº 207, Vila Clementino.

Nº 507 - Retificar o item 5.1. do Edital nº 170, de 05/03/2010; publicado no D.O.U. de 15/03/2010, seção 03, páginas 77 e 78, onde se lê: O concurso será realizado entre  03 a 07 de maio de 2010, às 8:30 horas a Rua Pedro de Toledo, 650, 1º andar ..., leia-se: O concurso será realizado nos dias 19 e 20/05/2010, às 8:30 horas, no Anfiteatro José Carlos Prattes, sito a R. Botucatu, 740 – Vila Clementino – São Paulo.

Nº 508 – Retificar o Edital nº 301, de 19/04/2010; publicado no D.O.U. de 27/04/2010, seção 03, páginas 72 a 74, onde se lê: Anexo I - Relação de Pontos para Provas: Didática - Área: Educação Física, Subárea: Produção de Conhecimento em Educação Física e Saúde; Supervisão de Estágios e de Trabalho em Saúde: 1. Integralidade no cuidado à saúde. 2. O trabalho do profissional de Educação Física em equipes multidisciplinares na área da saúde. 3. A inserção do profissional da Educação Física no Sistema Único de Saúde. 4. O ensino em Saúde Coletiva na perspectiva do profissional da Educação Física. 5. Planejamento e gestão na área da Saúde. 6. Integração ensino, serviço e comunidade: desafios na formação do profissional da Educação Física. 7. Transição demográfica e epidemiológica: desafios para atuação do profissional da Educação Física. 8. Do singular ao coletivo: a clínica e a epidemiologia na perspectiva do profissional da Educação Física. 9. Estratégias de intervenção do profissional de Educação Física na Promoção em Saúde. 10. Modelos de atenção em Saúde. 11. Corpo e sociedade: os desafios da Ética Profissional na atualidade. 12. Práticas corporais na atenção primária à saúde. 13. Práticas corporais na atenção secundária e terciária à saúde. 14. Ética profissional na área da Saúde. leia-se: Anexo I - Relação de Pontos para Provas: Didática - Área: Educação Física, Subárea: Produção de Conhecimento em Educação Física e Saúde; Supervisão de Estágios e de Trabalho em Saúde: 1. Filosofia e história da ciência. 2. Educação Física e as Ciências Humanas. 3. A Educação Física e suas relações com a ciência moderna. 4. Didática em Educação Física e Saúde. 5. As concepções de corpo e saúde na formação do pensamento ocidental. 6. A natureza do conhecimento e suas relações com a produção acadêmica em Educação Física. 7. As múltiplas formas do conhecimento na constituição dos cenários de intervenção da Educação Física. 8. Do senso comum ao conhecimento científico: a produção acadêmica em Educação Física e Saúde. 9. Linguagens, códigos e tecnologias no campo de conhecimento da Educação Física. 10. Planejamento e gestão do conhecimento em Educação Física e Saúde. 11. A produção de saberes em Educação Física: obstáculos, conquistas, tendências e desafios. 12. Ciências Biológicas versus Ciências Humanas na produção de conhecimento em Educação Física e Saúde: antítese ou síntese? 13. Ética em Educação Física e Saúde.

Nº 509 - Retificar o Edital nº 452, de 04/05/2010, publicado no D.O.U. de 10/05/2010, seção 03, páginas 56 e 57, onde se lê: O concurso será realizado entre 14 a 18 de junho de 2010, às 8:30 horas a Rua Prof. Artur Riedel, 275, Jardim Eldorado, Diadema ..., leia-se: O concurso será realizado entre 14 a 18 de junho de 2010, às 8:30 horas, no Colégio Brasília, à Rua Doll de Moraes, 79 – Centro - Diadema.

Nº 510 - Incluir o Anexo II – Áreas de Pesquisa a serem desenvolvidas no Campus Diadema - no Edital nº 348, de 22/04/2010; publicado no D.O.U. de 27/04/2010, seção 03, páginas 79 a 81:

ANEXO II

ÁREAS DE PESQUISA A SEREM DESENVOLVIDAS NO CAMPUS DIADEMA

1. Química ambiental.

2. Água: recursos hídricos, manejo e tratamento, reuso e sustentabilidade.

3. Natureza e composição do solo. Química do ambiente agrícola.

4. Tratamento e reciclagem de resíduos urbanos, industriais e rurais.

5. Química verde.

6. Matérias primas renováveis.

7. Remediação química, microbiológica e biológica de solos e águas.

8. Biossensores: ácidos nucléicos, enzimas, proteínas, células, organismos.

9. Nanotecnologia e novos materiais.

10. Catálise química e biológica.

11. Radicais livres em química, geologia e biologia.

12. Plantas medicinais: prospecção, fitoquímica, biossíntese e farmacologia.

13. Planejamento e síntese de moléculas com potencial atividade biológica, fármacos e derivados.

14. Controle de qualidade de isumos farmacêuticos, fármacos, medicamentos, cosméticos  e alimentos.

15. Biologia molecular e genética aplicada à biotecnologia.

16. Filogeografia, biodiversidade e biologia evolutiva.

17. Ecologia de sistemas lacustres e da Mata Atlântica.

18. Síntese, processamento, propriedades e reciclagem de polímeros e de agregados macromoleculares.

19. Colóides, interface e química supramolecular.

20. Fotofísica, fotoquímica e fotobiologia.

21. Modelagem, otimização e qualidade de processos na Indústria Química, Farmacêutica, Cosmética e de Alimentos.

22. Desenvolvimento farmacotécnico e cosmético.

23. Processos fermentativos e enzimáticos aplicados à Indústria Química, Farmacêutica, Cosmética e de Alimentos.

24. Síntese, extração, conservação e análise de insumos e produtos farmacêuticos.

25. Fisiopatologia, terapêutica e diagnóstico laboratorial de doenças.

26. Desenvolvimento tecnológico aplicado ao diagnóstico laboratorial.

27. Energia e combustíveis fósseis e renováveis.

28. Desenvolvimento de equipamentos e processos ambientalmente compatíveis

29. Controle e automação de processos industriais.

30. Matemática básica e aplicada.

31. Pesquisa pré-clínica e clínica de medicamentos alopáticos e fitoterápicos.

32. Assistência e Atenção Farmacêutica.

33. Controle, estrutura e funcionamento de sistemas biológicos.

Nº 511 - Retificar o item 3.4.3. subitem c) do Edital nº 348, de 22/04/2010; publicado no D.O.U. de 27/04/2010, seção 03, páginas 79 e 81, onde se lê: 2 (duas) vias do formulário próprio (Declaração – ANEXO II), leia-se: 2 (duas) vias do formulário próprio (Declaração – ANEXO III).

 

 

 

 

RICARDO LUIZ SMITH

Vice-Reitor